Fernando Pajares

Fernando Pajares

São Paulo, São Paulo, Brasil
14 mil seguidores + de 500 conexões

Sobre

💡 Com mais de 30 anos de experiência no setor financeiro — atuando em instituições como…

Artigos de Fernando

  • Inovação e Transformação Digital

    Cada escolha uma renúncia, diz o ditado popular. Dilema difícil em nossas escolhas pessoais e profissionais com…

    23 comentários
  • Ser ou Não Ser 100% Digital ? Eis a Questão...

    Uma reflexão nas afirmações de diversos (considerados) gurus do mercado de TI nós levam a crer, de forma muito…

    51 comentários

Atividades

Cadastre-se agora para visualizar todas as atividades

Experiência

  • Gráfico Board Club

    Board Club

    São Paulo, Brazil

  • -

    São Paulo, Brazil

  • -

    São Paulo, Brazil

  • -

    São Paulo Area, Brazil

  • -

    São Paulo Area, Brazil

  • -

    São Paulo Area, Brazil

  • -

    São Paulo Area, Brazil

Formação acadêmica

Licenças e certificados

Publicações

  • Inovação e Transformação Digital

    Linkedin

    O leitor construirá um pensamento crítico entre a Inovação e Transformação Digital onde deixo alguns alertas para a Liderança e Riscos desta jornada imprescindível . Adicionalmente faço duas recomendações para iniciar este processo com a maior assertividade possível.

    Ver publicação
  • Ser ou Não Ser 100% Digital ? Eis a Questão...

    Linkedin

    É realizada uma reflexão de ser ou não ser 100% Digital na estratégia digital a ser adotada pelas empresas. A reflexão visa que o leitor faça um questionamento simples de difícil resposta para pensar o melhor direcionamento de estratégia digital nos seus negócios.

    Ver publicação
  • Mudança no Modelo de Negócio por uma Inovação no Setor Bancário: O caso do Débito Direto Autorizado - DDA

    I Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade

    O setor bancário brasileiro tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, relacionadas diretamente com a adoção de inovações na prestação de serviços utilizando como principal ferramenta os recursos disponibilizados pela tecnologia da informação. A partir da evolução das transações bancárias realizadas de forma eletrônica, a Federação Brasileira de Bancos vislumbrou a possibilidade do desenvolvimento de um novo processo de pagamentos bancários, realizado de forma eletrônica, que…

    O setor bancário brasileiro tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, relacionadas diretamente com a adoção de inovações na prestação de serviços utilizando como principal ferramenta os recursos disponibilizados pela tecnologia da informação. A partir da evolução das transações bancárias realizadas de forma eletrônica, a Federação Brasileira de Bancos vislumbrou a possibilidade do desenvolvimento de um novo processo de pagamentos bancários, realizado de forma eletrônica, que atendesse à demanda dos clientes por maior praticidade, rapidez, controle e segurança nos processos de pagamentos realizados, até então, através de boletos bancários em papel. Este novo processo foi denominado Débito Direto Autorizado (DDA).
    Este trabalho tem como objetivo principal descrever a evolução do modelo de negócios de cobrança bancária brasileira. Para tanto, o estudo descreve o processo de operação da cobrança bancária e sua evolução para o DDA como um processo de inovação, conforme preconizado por O’Reilly e Tushman (2004) e por Trigo (2006), verificando-se as alterações no modelo de negócios dos bancos e suas implicações em outros setores (Chesbrough & Rosenblom, 2002; Osterwalder, Pigneur & Tucci, 2005; Teece, 2009). Os resultados obtidos indicam que a inovação em processos proporcionada pelo DDA permite a realização das transações de emissão e de pagamento de forma eletrônica, promovendo a economia de papel, o menor tempo despendido em filas nas agências bancárias, o menor gasto com tarifas de correios, a melhoria na segurança dos dados relacionados ao processo de pagamentos e a simplificação dos processos de pagamento e recebimento pelos usuários deste novo sistema. Desta forma, observamos que para suportar a inovação no processo de pagamentos bancários promovida pelo DDA foi necessário um realinhamento no modelo de negócios, principalmente no que se relaciona à organização e à alocação de recursos físicos, humanos e financeiros.

    Outros autores
    • Silvia Silber
  • Expansão internacional de empresas brasileiras: motivações e capacidade tecnológica

    Seminários em Administração FEA-USP (XV SEMEAD)

    São analisados os investimentos diretos de empresas brasileiras no exterior (IDE), a partir de uma base de dados inédita, com 189 empresas. O objetivo é contribuir com as teorias de negócios internacionais, a partir do estudo da expansão de empresas de países emergentes. A internacionalização é examinada em relação a dois determinantes – pull factors (aspectos existentes nos países de destino) e push factors (características do ambiente brasileiro) -, que se combinam às vantagens competitivas…

    São analisados os investimentos diretos de empresas brasileiras no exterior (IDE), a partir de uma base de dados inédita, com 189 empresas. O objetivo é contribuir com as teorias de negócios internacionais, a partir do estudo da expansão de empresas de países emergentes. A internacionalização é examinada em relação a dois determinantes – pull factors (aspectos existentes nos países de destino) e push factors (características do ambiente brasileiro) -, que se combinam às vantagens competitivas das empresas e definem a estratégia internacional. A base foi construída a partir de dados secundários, em pesquisa documental, e foram realizadas análises descritivas, enriquecidas com estudos de caso disponíveis na literatura, contribuindo para fortalecer os resultados. Existe uma preferência pela América Latina como primeiro destino do IDE, em especial pela Argentina, reforçando a tese da menor distância psíquica, geográfica e institucional. Isto se verifica em setores de menor intensidade tecnológica, nos quais as empresas escolhem países menos desenvolvidos para melhor explorar suas vantagens de propriedade. Empresas pertencentes a setores de média-alta e alta intensidade tecnológica investem inicialmente nos Estados Unidos, Canadá e países europeus. São apresentadas quatro proposições, sustentadas pelo referencial teórico, que deverão ser comprovadas em levantamento futuro junto às empresas da base de dados.

    Outros autores
  • Motivações e Perspectivas da Internacionalização de Bancos Brasileiros

    Seminários em Administração FEA-USP (XV SEMEAD), Outubro, 2012

    O objetivo deste trabalho é apresentar as principais razões para a internacionalização dos maiores bancos brasileiros e contribuir para o debate sobre a presença desses bancos nos mercados internacionais. O trabalho utilizou os principais paradigmas teóricos que explicam a existência de uma empresa multinacional (O Paradigma Eclético – OLI e o modelo de Uppsala), apresentando uma revisão da literatura específica sobre a internacionalização bancária, a fim de apoiar a análise dos fatores que…

    O objetivo deste trabalho é apresentar as principais razões para a internacionalização dos maiores bancos brasileiros e contribuir para o debate sobre a presença desses bancos nos mercados internacionais. O trabalho utilizou os principais paradigmas teóricos que explicam a existência de uma empresa multinacional (O Paradigma Eclético – OLI e o modelo de Uppsala), apresentando uma revisão da literatura específica sobre a internacionalização bancária, a fim de apoiar a análise dos fatores que motivam o Investimento Direto Estrangeiro (IDE) dos bancos brasileiros. O estudo foi construído a partir de dados secundários, em pesquisa documental, e foram realizadas análises descritivas, enriquecidas com estudos de caso disponíveis na literatura, contribuindo para fortalecer os resultados. Desta forma, usamos as sugestões apresentadas em Gil (2002) e Yin (2001) para estudos de caso múltiplos e um modelo de análise descritiva, sugerida por Kogut e Singh (1988) e Cuervo-Cazurra (2008). Os resultados mostram que as principais razões estão relacionadas ao seguimento de seus clientes multinacionais e à obtenção de recursos financeiros. Adicionalmente, os resultados também sugerem que os primeiros IDEs estão concentrados nos países da América Latina (especialmente na Argentina, Paraguai e Uruguai).

    Outros autores

Projetos

  • Crefisa Digital

    -

    Criação da estratégia e viabilização de um conjunto de aplicações no contexto digital para viabilizar novas frentes de negócios:
    - Empréstimos Pré-Aprovado (Crédito Pessoal para Pessoa Física) disponível em APP e WWW
    - Crefisa + (Banco Digital Pessoa Física e Juridica) disponível em APP e WWW
    - Correspondente Bancário (Crédito Pessoal) disponível em WWW
    - Biometria para Contratação disponível nas lojas através de WWW

  • Arquitetura de Informação

    -

    Objetivo
    • Prover uma ambiente analítico corporativo para o Banco Bradesco
    • Implementar a Governança da Performance da Corporação
    • Incrementar o número de funcionários focados na Análise da Performance;
    • Eliminar a Sobreposição de Geração de Informação.
    Resumo Executivo:
    - Suprir informações à toda a Organização (do banco Bradesco) através de Sistemas de Informações com visão multidisciplinar: Governança, Processo e Tecnologia.
    - Centralização de Sistemas e Bases…

    Objetivo
    • Prover uma ambiente analítico corporativo para o Banco Bradesco
    • Implementar a Governança da Performance da Corporação
    • Incrementar o número de funcionários focados na Análise da Performance;
    • Eliminar a Sobreposição de Geração de Informação.
    Resumo Executivo:
    - Suprir informações à toda a Organização (do banco Bradesco) através de Sistemas de Informações com visão multidisciplinar: Governança, Processo e Tecnologia.
    - Centralização de Sistemas e Bases provendo: Flexibilidade, Integridade e Melhor Controle de Demandas.
    Cenário Atual:
    • Informapara gestão das agências e áreas de negócio é entregue no 23º dia do mês;
    • Pouca Flexibilidade;
    • Granularidade não satisfatória;
    • Elevado Risco Operacional;
    • Sobreposição de Atividades;
    • Equipe no Operacional.

    Benefício ao negócio:
    • Antecipar até o 7º dia do mês, com entregas Parciais Gerenciais Diárias
    • Atender Aspecto Legal: Entorno Tecnológico (Bacen);
    • Unificação de Conceitos e Processos;
    • Canal de Publicação Integrado.

    Outros criadores
    • IBM
    • ORACLE
    • TENBU
    • ADD
    • TERADATA

Idiomas

  • English

    Nível avançado

  • Spanish

    Nível nativo ou bilíngue

Recomendações recebidas

Mais atividade de Fernando

Veja o perfil completo de Fernando

  • Saiba quem vocês conhecem em comum
  • Apresente-se
  • Entre em contato direto com Fernando
Cadastre-se para ver o perfil completo

Outros perfis semelhantes

Adicione novas competências com estes cursos