Consórcio ou financiamento: o que faz mais sentido para você?
Está pensando em conquistar o sonho de ter uma motocicleta ou automóvel, mas ainda tem dúvidas entre consórcio e financiamento? Muitas pessoas se encontram nessa situação — e tomar uma boa decisão depende de entender como cada uma dessas modalidades funciona.
A seguir, vamos explicar as principais diferenças entre financiamento e consórcio para ajudar você a escolher com mais segurança.
O que é um financiamento?
Essa modalidade de crédito é oferecida por instituições financeiras e permite adquirir um automóvel ou motocicleta (novo ou seminovo) sem ter o valor total à vista.
Funciona como um empréstimo com destinação específica. Com o financiamento, você adquire seu bem e paga ao banco em parcelas mensais compatíveis com o seu orçamento. Para isso é necessária uma análise de crédito onde as instituições financeiras verificam se o comprador tem condições de arcar com o compromisso.
Segundo a B3 (Bolsa de Valores do Brasil), o financiamento continua sendo uma das principais formas de acesso ao crédito para quem deseja adquirir um veículo. O volume de financiamentos de motocicletas, por exemplo, cresceu 4,4% no primeiro semestre de 2025, reforçando a força da modalidade nesse segmento.
O que é um consórcio?
O consórcio é uma alternativa para quem deseja se planejar para conquistar um automóvel ou motocicleta.
Trata-se de um grupo de pessoas com o mesmo objetivo de compra, que contribuem mensalmente com valores proporcionais ao bem desejado. A cada mês, um ou mais participantes são contemplados por sorteio ou lance e recebem uma carta de crédito para adquirir o veículo.
E engana-se quem acha que consórcio é coisa do passado: só em 2024, o consórcio de veículos leves movimentou cerca de R$ 46 bilhões em créditos — um crescimento de 20,4% em relação ao ano anterior, segundo a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).
Além disso, o consórcio pode ser uma boa alternativa para quem tem dificuldade em guardar dinheiro por conta própria. Como o valor pago mensalmente não pode ser resgatado livremente, ele funciona como uma poupança forçada e com objetivo definido.
Consórcio ou financiamento: qual escolher?
A escolha entre consórcio e financiamento depende de alguns fatores importantes:
Se você busca rapidez, o financiamento pode ser o melhor caminho. Por outro lado, se tem mais tempo e quer economizar nos juros, o consórcio é uma alternativa que tem ganhado força e confiança no mercado.
Além disso, vale lembrar que, no consórcio, todos os integrantes do grupo são contemplados até o fim do plano. Além disso, há formas de antecipar esse momento, como sorteio ou lance, permitindo a aquisição do automóvel ou da motocicleta mesmo durante o andamento do plano. Isso pode tornar o consórcio viável também para quem não quer esperar tanto tempo.
A decisão mais acertada é aquela que combina com o seu momento de vida, com seus objetivos e com a sua realidade financeira.
Se a sua escolha for pela modalidade consórcio, o Consórcio Honda com atende diversos perfis com opções de prazo, parcelas e quantidades de contemplações, além da credibilidade e segurança que a montadora traz.
Agora se a escolha for pela modalidade de financiamento, o Banco Honda oferece taxas competitivas, variedades de condições e confiança nos processos.
Seja com o Consórcio Honda ou com o Banco Honda, você conta com a orientação de especialistas para decidir com tranquilidade e realizar o sonho de conquistar seu veículo.
Engenheiro Civil | Gestor de Projetos
1 dExcepcional 👏🏼👏🏼
Sócio l Gomes & Amaral Advogados
1 dExato! Cada opção tem seu papel na realização dos sonhos, seja pela rapidez do financiamento ou pela disciplina e economia do consórcio. Planejar com consciência é o segredo para o sucesso! 👏
Analista Suporte Técnico de TI - Pós Graduado
2 dSonho realizado comprei minha moto Zero PCX 2025 financiada parabéns aos vendedores da Loja Motocar Honda - Norte Shopping - Rio de janeiro RJ.
Executivo de vendas na CB Autos com experiência em Marketing e Vendas
2 dÓtima explicação! ❤️