Logística qualificada: o diferencial que destaca sua empresa em meio ao mercado e fortalece a satisfação do consumidor final
O posicionamento da logística como pilar fundamental para marcas no cenário B2B
Em meio ao dinamismo e competitividade do cenário Business to Business (B2B), empresas enfrentam desafios para se destacarem em meio à concorrência.
Atualmente, a logística coloca em ação estratégicas desenvolvidas por profissionais especializados, utilizando operações dedicadas, garantindo que marcas permaneçam relevantes, atendendo à busca dos consumidores por eficiência e agilidade. Fatores que se tornaram imperativos para a fidelização de clientes.
Soluções logísticas que vão além do transporte
A logística atua como elemento estratégico para além do transporte, proporcionando a otimização de processos empresariais, integrando toda a cadeia operacional, armazenagem, até a entrega ao consumidor final. Soluções integradas e eficientes não apenas otimizam os processos, mas fortalecem o posicionamento da marca em um ambiente altamente competitivo.
De acordo com dados do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), os custos logísticos no Brasil representaram 18,4% do Produto Interno Bruto em 2023. No cenário internacional, esses custos variam entre 8% e 15% do PIB, dependendo da infraestrutura e do nível de desenvolvimento logístico de cada país.
A estruturação logística é fundamental para a otimização de cadeias de suprimentos, reduzindo gargalos e mantendo a continuidade de operações para que empresas se adaptem rapidamente a mudanças de processos ou imprevistos.
Imagem por: Freepik
Logística qualificada e seus benefícios a longo prazo
Dentre as principais vantagens, a minimização de perdas e danos e a redução de custos se destacam como formas de economia facilmente obtidas pelas empresas durante transporte e armazenagem, benefícios contínuos que rendem alto desempenho e retorno de investimentos.
Desempenho e produtividade
A logística qualificada é uma solução eficiente para o aumento da produtividade, amparada pela automação de processos.
O uso de tecnologia, como o rastreamento em tempo real, oferece visibilidade completa sobre o status das entregas, permitindo uma gestão proativa e a resolução rápida de problemas.
Além disso, a coleta e análise de dados sobre as operações fornecem informações relevantes para a tomada de decisões, permitindo que as empresas identifiquem áreas de melhoria e implementem otimizações contínuas.
Imagem por: Freepik
Logística B2B e a conexão com o consumidor final
Apesar de estar concentrada em transações entre empresas, o impacto da logística B2B se estende à experiência de compra do consumidor final. Em um mercado competitivo, agilidade e transparência ganham valor. A eficiência da cadeia de suprimentos B2B se torna um fator decisivo para a satisfação do cliente que recebe o produto ou serviço fornecido, resultando em uma relação conhecida como Business to Business to Consumer (B2B2C).
Segundo a McKinsey, 80% dos compradores B2B esperam experiências similares ao varejo B2C, com rastreamento em tempo real, entregas rápidas e comunicação transparente. Isso mostra que a fronteira entre B2B e B2C está cada vez mais tênue, especialmente quando a logística atua como elo silencioso, porém determinante, da jornada do consumidor.
Quando a logística é imperceptível, onde os processos ocorrem sem ruídos, se torna um fator determinante de encantamento, fidelização e vantagem competitiva.
Posicione sua empresa com autoridade no mercado, conheça nossos serviços e encontre a solução que melhor se adapte às suas necessidades.
🔗Acesse yamalog.com.br e saiba mais!